quarta-feira, 28 de setembro de 2011

3ª Noite FDE - 24/09/11




Fundada em meados de 2006 , a inusitada banda Mrs Bang trouxe para a Noite fora do eixo uma MPB de primeira tocada com uma pegada hard rock, emocionando e arrancando danças da galera ao som de Tim Maia, Cassia Eller, Cazuza, Elis Regina, entre outros.Contando com integrantes jovens , a banda cheia de personalidade mostrou com a musica ‘’Fascinação’’ como fazer MPB sem abandonar o rock ‘n’roll, e comprovaram a beleza de tal junção.Com Incrivel presença de palco, os meninos também nos encantaram com as autorais do álbum single ‘’Rosas’’ .



Nos rendendo com um varal de experimentalismo e beleza, a banda Varal de Renda encantou a noite trazendo a fina MPB de maneira progressiva, delicada e forte ao mesmo tempo. Com influências tropicalistas e contemporâneas, deram vozes diferentes aos Caetanos, Bethanias, Gils e Claras, contando com um repertorio impactante e envolvente . Também nos prestigiaram com as lindas autorais e a incrível participação do músico recém chegado na cidade Mauricio Zacarias com seu sorriso contagiante e seu trombone triunfante.O que não faltaram foram fãs e admiradores por todos os lados se deliciando ao som de nossos conterrâneos. Aguardamos ansiosamente o CD dessa galera.









Representando a cena hip hop de São José do Rio Preto, os rapazes do Hidrofonicos iluminaram nossos pensamentos durante a festa nos proporcionando ideais sociais, políticos, culturais e apológicos. Com uma liberdade e intimidade incrível com as palavras, interagiram com a galera lançando as porradas autorais com frases super aplaudidas.





Fechando a noite em grande estilo, a banda Samanah trouxe muito balanço e swing , apostando na energia da galera. Com uma verdadeira digressão de estilos e sons navegou entre o funk, rock, jazz e muito, muito groove! Ao som de Tim Maia, Jorge Ben Jor, e chegando até Pink Floyd em uma versão DUB, atingiram ainda mais os espectadores da Noite Fora do Eixo.Tivemos o privilegio de bailar ainda ao som de lindas canções autorais, uma delas vencedora do Festival da Mpb de Ilha Solteira/SP.E não satisteitos, no finalzinho fizeram uma homenagem a cantora Amy Winehouse, lindamente cantada pela Fernanda Barban.


Trazendo a mesma mix-tape apresentada no FUSCA 2011 (Festival Universitario São Carlos Alternativo) o DJ Scratch Monkey trouxe um som dançante para a discotecagem da noite, compreendendo estilos como Groove, Funk e Soul. Com a sua mixagem cheia de efeitos ele nos trouxe, também, músicas de bandas independentes principalmente artistas que integram o Circuito Fora do Eixo.

A Fora do Eixo Letras (FEL) é a frente do Circuito Fora do Eixo que trabalha a palavra, nas suas formas mais diversas – escrita, falada, visual, sonora, multimídia, interativa, dentre outras. A literatura-ampla vem crescendo de maneira muito perceptível em nossos eventos. E nesta Noite Fora do Eixo, contamos com os desenhos do paraense João Bento passeando com seus desenhos afiados entre a música e a poesia, a comédia e o trágico, entre os blefes da elite e a singeleza da baixa-renda além de poemos dos escritores do nosso Circuito. Destacando nosso escritor Ubirathan como articulador da frente literária e poeta-de-plantão do Timbre Coletivo.


O projeto de música eletrônica Relive, embasada no trip hop, downbeat e ambient com mixagens e influências de Pedra Branca e Minimalismo envolveu todos da noite com o seu psicodelismo.




Nossas mídias sociais:
facebook.com/timbrecoletivofde
twitter.com/timbrecoletivo


 Saudações a todos!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011


Timbre Coletivo dedica uma poesia ao Projeto de Maracatu PEDRA DE RAIO da cidade de São José do Rio Preto.

Maracatu, o mar acatou-te
levou os batuques
para tilintarem em suas ondas azuis

De onde vens Maracatu, das pedras alheias
ou dos bolsos do Zumbi
entre jangadas negreiras?

Por que raias acanhado Maracatu
no sol pobre do dia
clareias tu mesmo ou as impávidas alfaias seresteiras?

De onde pescas tuas percussões aeróbicas
da calda marrom do ganzá
ou da ótica calma do estouro?

Quem avançou no teu terreiro
e voou com os pedaços
de lenha viva do teu pandeiro?

O ritmo te sacode Maracatu
dentre cada copo de raio
teu baque virado chacoalha

Salve-me que agarro-lhe
pois teu couro tem cara
e peles de chumbo

Manifesta teu invoco
trinta baianas
trinta caboclos

Maracá tu nuncas cessou
nem se quer entre os tambores
em suas pancadas, tu não silenciou

Sobrevoa a enxurrada que em ti não decolou
e, carregues sempre um beijo
e uma rajada barulhenta de um Nagô.



Ubirathan (FEL)

sábado, 10 de setembro de 2011

03/09/11 - 2ª Noite Fora do Eixo - Timbre Coletivo














Começando a noite com influencias regidas pelo rapp, Soul, funk e dubb, nosso conterraneo Taroba, iniciou a festa  animando de primeira o pessoal .E representando os artistas riopretenses, mostrou o poder da música, da brasilidade e da cultura local.

 






Por uma Infelicidade o baterista da banda Rico Pereira and The Groove Streets sofreu um acidente e machucou a mão impossibilitando-o de tocar. Mas com certeza estamos a espera de melhoras para conferir  o som desse trio triunfal numa próxima Noite Fora do Eixo.

 


Trazendo um poco do cotidiano e da ressonância de um universo sonoro peculiar diretamente do Ceará, Vittoriano e sua banda nos trouxeram um show tranquilo e positivo envolvendo técnicas rebuscadas e letras que mostram muito bem nossa realidade. Influenciado por todo o cancioneiro popular brasileiro, expos seu trabalho solo com muita sagacidade e humor no palco. Não podemos deixar de destacar a música ‘’ Peixe no aquário’’  que retoma o curso natural da vida com muita acidez no qual todos nos identificamos. Com a agenda cheia, o sorridente cearense e sua banda nos deixaram muita energia boa acompanhados de paz e persolidade.



Começando pela vestimenta impecavel que trazia um pouco dos anos 70 contando com muitas cores alegres e tecidos nobres da epoca, Os Rélpis mostraram toda a psicodelia brasileira ja nos primeiros minutos de show. Performaticos, dramaticos e repletos de humor, brincaram com um rock progressivo ora choro, ora riso, roubando todos os olhares da festa além de muitas risadas e aplausos. Encantando a todos , os meninos de araraquara promoveram muita interatividade com a galera durante todo o show fornecendo até instrumentos percussivos para quem quisesse tocar.

 


No final dos shows, tivemos o privilegio de assistir ainda uma JAM feita pelos integrantes das duas bandas tocando algumas influências como Led Zeppelin, Beatles e  Mutantes de maneira riquíssima.

 
Como já de costume tivemos também a intervenção literária regida pela FEL (Fora do Eixo Letras) onde organizamos uma ambientação de um local para leitura com exposição Hai-Kais e estante de livros.

Pelo Clube de Cinema, durante todo o evento foram projetados videos, na sua grande maioria, da DF5 contando com curtas-metragens e traillers de filmes produzidos em parceria com o Fora do Eixo além dos trabalho de alguns de nossos conterrâneos como Luiz Felipe Francez.




Mais fotos!? Acesse nosso facebook: https://www.facebook.com/timbrecoletivofde

#timbrecoletivo.blogspot.com.br
@timbrecoletivo 

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Salve Galera,


A semana começou com nossos hermanos do Malaquerencia tocando em nossa sede. Na segunda à noite, os levamos para pegar o ônibus com destino ao Rio de Janeiro. No decorrer desta semana, nos reunimos para discutirmos o evento do dia 27/08 e afinarmos novas parcerias. Além disso, planejamos e produzimos o evento deste sábado, 03/09, que contará com as apresentações de Vitoriano (Fortaleza/CE), Ós Rélpis (Araraquara/SP), Rico Pereira and The Groove Street e Taroba, sendo os últimos de Rio Preto, onde já são conhecidos na cena artística. Com essas presenças, nossa segunda noite trará uma mistura de mpb, reggae, tropicalismo, blues e rap.






Nos acompanhem:
twitter: http://bit.ly/pApyXc
facebook: http://on.fb.me/oeIUYe




Esperamos vocês sábado!